5 de nov. de 2012

MURICI, A FRUTA DO CERRADO


OBS; Caso esteja utilizando um smartphone ou tablet, role até o final da página e selecione "visualizar versão para a web" para ver a página original.




MURICI, MUITO CONHECIDA NO NORDESTE

Nome popular: muruci
Nome científico: Byrsonima crassifolia
Família botânica: Malpighiaceae
Origem: Norte e Nordeste do Brasil
Família botânica: MalpighiaceaeOrigem: Norte e Nordeste do Brasil



Os muricis do Brasil são muitos e variados,originárias da terra, essas plantas podem ser encontradas por todo o continente e são designadas popularmente, em suas regiões, pelo mesmo nome,  e é também popularmente conhecida por douradinha-falsa, mirici, muricizinho, orelha-de-burro e orelha-de-veado (estes últimos nomes são dados por causa do formato das folhas). de murici. Mas os muricis não são exclusivos da floresta, sendo, alguns deles, frequentes nas regiões serranas do sudeste, nos cerrados e no litoral do norte e do nordeste do pais.

COMO PODE SER UTILIZADO.
O  fruto carnoso tem sabor  forte, agridoce e ligeiramente oleoso, podendo ser consumido in NATURA, além de ser usado na fabricação de doces, sucos, sorvetes e licores.Como uso medicinal, o murici é usado no combate a tosse e bronquite, e pode ser um brando laxante, se consumido com açúcar.
Para uso medicinal, a casca serve como antitérmico. Além disso, ela é adstringente (contém de 15 a 20% de tanino), podendo ser utilizada na indústria de curtume. Dela se extrai ainda um corante preto utilizado na indústria de tecidos, conferindo cor cinzenta ao algodão. As folhas geralmente são consumidas por bovinos, por isso esta espécie de murici tem grande potencial forrageiro.
 Esta espécie de murici, entretanto, não tem no fruto sua única utilidade, a madeira é própria para a construção civil. De cor amarela ou avermelhada, é acetinada e brilhante, muito usada em marcenaria de luxo.
O murici floresce e frutifica praticamente durante o ano todo. Isso faz com que ela também seja considerada uma árvore ornamental. É uma das primeiras espécies a emitir flores logo após uma queimada. Como as folhas são densamente pilosas (possuem pelos) e agrupadas no ápice dos ramos, protegem as gemas apicais (localizadas na extremidade dos ramos) do fogo. Adaptado a solos com presença de alumínio, o murici aguenta bem o clima do cerrado.


RECEITA


GELÉIA DE MURICI
A geléia é uma das especialidades feitas com a polpa bem madura do murici. Fácil de preparar, é só misturar a mesma quantidade do fruto com igual peso de açúcar cristal e colocar em uma panela. Depois leva-se ao fogo por 15 minutos, mexendo bem. Então baixe o fogo sem parar de mexer. Quando o cozimento estiver completo, é só retirar do fogo e deixar esfriar.
SUCO DE MURICI
200g de polpa de murici
4 xic de açúcar
2 pedra de gelo
2 xic de água
Modo
Coloque tudo no liquidificador  e bata bem e a seguir sirva.


DOCE DE MURICI
1 medida da polpa
1 medida e meia de açúcar            
Modo
Passe os murici maduros pela a peneira, para separa a pele da polpa. Junte o açúcar a polpa e leve ao fogo até soltar da panela. Coloque em frasco de vidro de boca larga e esterilizado.

SORVETE DE MURICI
1 ½ litro de polpa de murici
1 lata de leite condensado
Modo
Bata os ingredientes no liquidificador.
Em seguida leve para congelar






5 comentários:

  1. Na minha regiao , sul do tocantins o murici e muito consumido para fazer suco .muito gostoso..é muito vendavel a populaçao aprecia muito esse fruto..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou procurando essa fruta, aí na sua região consegue quantidades maiores? E qual o preço do quilo em média?

      Excluir
    2. Sim. Tem nada feiras, vendedores nas ruad

      Excluir
  2. Na minha regiao , sul do tocantins o murici e muito consumido para fazer suco .muito gostoso..é muito vendavel a populaçao aprecia muito esse fruto..

    ResponderExcluir
  3. Conheci essa fruta em Fortaleza, o suco dela é uma delicia. Tem um gosto bem diferente.

    ResponderExcluir

anuncio

Seja bem-vindo ao Tudo Natural,onde você encontra receitas naturais para o seu bem estar e o de toda a sua família.